Minha foto
Bombeiro Militar Técnico de Segurança Especialista na Área de Emergência. Contato: WelingtonFernandes_3@hotmail.com (84) 8888-3010

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um pequeno estudo sobre a Fumaça.

Ao contrário do que muita gente imagina, o fogo não tão fatal em um incêndio quanto ao pânico e a fumaça.

Sob o olhar daqueles que trabalham em emergência, num incêndio existem vários fatores que podem, desde dificultar a ação de extinção do incêndio, como também em certos casos ferir e até ser fatal. O Fenômeno da combustão num incêndio há fatores associados que devem ser levados em conta, tendo em vista a periculosidade característica de cada uma delas.

1- Calor;
2- Chamas;
3- Fumaça;
4- Insuficiência de oxigênio.


Definição de Fumaça
A fumaça pode ser definida como uma mistura complexa de sólidos em suspensão, vapores e gases, desenvolvida quando um material sofre o processo de pirólise (decomposição por efeito do calor) ou combustão.


Os componentes desta mistura, associados ou não, influem diferentemente sobre as pessoas, ocasionando os seguintes efeitos:
1) diminuição da visibilidade devido à atenuação luminosa do local;
2) lacrimejamento e irritações dos olhos;
3) modificação de atividade orgânica pela aceleração da respiração e batidas cardíacas; vômitos e tosse:
4) medo;
5) desorientação;
6) Intoxicação e asfixia.


A redução da visibilidade do local impede e locomoção das pessoas fazendo com que fiquem expostas por tempo maior aos gases e vapores tóxicos. Estes, por sua vez, causam a morte se estiverem presentes em quantidade suficiente e se as pessoas ficarem expostas durante o tempo que acarreta esta ação.

Agora irie apresentar algumas características da fumaça, segundo um estudo de um instituto francês.
Fonte:
Le guide national reférénce Explosion de Fumés - Embrasement Généralisé Éclair

Q.O.I.M.T.

Q>Quente: Porque a combustão libera calor, transmitindo-o a outras áreas que ainda não foram atingidas.
Na convecção, a fumaça será a grande responsável por propagar o incêndio ao atingir pavimentos superiores (por meio de dutos, fossos e escadas) e acumular-se no ambiente.

O> Opaca: Uma vez que seus produtos - principalmente a fuligem permanecem suspensos na massa gasosa, dificultando a visibilidade, o que exige técnicas de entrada segura (como orientação e cabo guia) em ambientes que estejam inundados por fumaça.

I>Inflamável,: Porque a fumaça contém gases que podem se inflamar e até mesmo explodir.

M> Móvel: Porque é um fluido que está sofrendo um empuxo constante, movimentando-se em qualquer espaço possível e podendo, como já dito, atingir diferentes ambientes por meio de fossos, dutos, aberturas ou qualquer outro espaço que possa ocupar.
Essa característica da fumaça também explica porque ocorrem incêndios que atingem pavimentos não consecutivos em um incêndio estrutural.

T>Tóxica: Pois seus produtos são asfixiantes e irritantes, prejudicando a respiração.

Na próxima postagem, estarei expondo técnicas e táticas de como você pode se portar em casos de incêndio que envolvam fumaça.
Esse breve estudo do conceito e características da fumaça, foram tirados do conteúdo programático das aulas que ministros na matéria de NR 23 e CBASI 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário