Minha foto
Bombeiro Militar Técnico de Segurança Especialista na Área de Emergência. Contato: WelingtonFernandes_3@hotmail.com (84) 8888-3010

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Técnicos de Segurança X CREA

De um certo tempo para cá, venho observado, com certa preocupação a farra de exploração na qual o técnico de segurança está a mercê.
Para mim chega ao ponto do ridículo ouvir certas coisas e ter que acreditar que isso é verdade.
A mais nova moda agora é a exigência do CREA aos técnicos de Segurança. Claro que é só um número. O CREA é o Conselho Regional de Engenharia e Agricultura e eu pergunto:
O que o Técnico de Segurança tem a ver com isso? Para que é necessário o o técnico ter um número de um conselho na qual ele não tem representatividade nenhuma.A razão é simples: Para "tirar' o CREA é necessário pagar a uma taxa, submetendo assim o técnico a mais um gasto desnecessário e ILEGAL..
Inclusive o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado de Santa Catarina entraram com ação no MT para exigir o fim dessa ilegalidade.
O que é necessário é a união imediata dos TST para a criação do Conselho Nacional de Segurança do Trabalho, ai sim teriamos um conselho que responderia aos interesses da classe, e não essa pouca vergonha de exigir o ilegal para quem mais luta pela implementações das normas e leis que preservam a vida.

Ou então comecemoos a nos cadastrar em todos os conselhos. CRM, CRF, CRO, CRQ. Tendo em vista que o TST é um profissional genérico, ou seja, execer a função em qualquer área.

Incluive mando até um recado ao Sindicato do TS do RN, que passivamente está vendo essa ilegalidade crescer aqui também!

Eis abaixo o texto completo do Sindicato do TS de SC.

No dia 17/06/2011, reuniram-se na Superintendência do Trabalho (Florianópolis), com o Sr Carlos
Arthur (Superintendente do Trabalho de SC), através de solicitação feita em parceria com a UGT-
União Geral dos Trabalhadores, os representantes do SINTESC e da FENATEST.
Neste encontro entregaram uma solicitação ao MTE para que sejam tomadas providencias quanto
aos abusos realizados pelo CREA/SC contra a atividade Profissional dos TST.
Esta era a reivindicação da Categoria nos últimos meses, uma vez que o CREA/SC, em atitude
anti-profissional com relação aos TST, vem realizando fiscalizações em empresas do Estado e se apresentando como “órgão fiscalizador”, o que não é correto, esta não é atribuição dos conselhos de classe, e sim dos órgãos oficiais do Governo, como no caso os Auditores fiscais do MTE.

Nesta reunião ficou claro a opinião do Superintendente (Sr Carlos Arthur), que ratificou que os
Auditores fiscais não têm orientação para “cobrar recolhimento de ART, ou ainda de exigir que
Técnicos de Segurança no Trabalho sejam filiados ao CREA”.

Este salientou que fará recomendação ao CREA/SC que pare imediatamente com estas ações, e que os Auditores fiscais serão reorientados em todo o estado de que tais práticas são ilegais e inconstitucionais, passíveis de punição.
Neste encontro o Sr Armando Henrique, Vice Presidente da FENATEST, salientou que em vários
outros Estados o CREA foi acionado judicialmente e perdeu em todas as instâncias, e que não será diferente em SC, caso esta prática ilegal continue.

O Sr João Carlos Figueira, Presidente do SINTESC e os Diretores protocolaram uma solicitação
na qual expõem os motivos e solicitam providências, bem como um dossiê junto ao MTE, no qual demonstra a prática ilegal do CREA/SC.

Agora devemos ficar atentos e denunciar estas práticas anti-profissionais ao Sindicato, caso
estas continuem a acontecer, diz o Vice Presidente do SINTESC Sergio Dal-Bó.