Minha foto
Bombeiro Militar Técnico de Segurança Especialista na Área de Emergência. Contato: WelingtonFernandes_3@hotmail.com (84) 8888-3010

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TESTE DE SEGURANÇA PARA O MICROONDAS.

SEU APARELHO DE MICROONDAS ESTÁ SEGURO?

Como muita gente sabe o aparelho de microondas funciona no princípio da agitação das moléculas de água presente nos alimentos. Essa agitação se dá através de ondas eletromagnéticas que se emitem radiação na mesma freqüência das moléculas da água. Com isso as moléculas se “agitam” e esquentam o alimento.
Na proporção que um microondas traz benefícios existem, na mesma proporção, malefícios que devem ser levados em conta quando um aparelho desse se encontra com defeito.
O principal defeito de um aparelho de microondas é o “vazamento” da radiação de dentro do aparelho. Esse vazamento pode ocasionar desde uma catarata nos casos mais simples, como também queimaduras de 2º de grau nos caso mais graves de vazamento.
Mas como detectar que um microondas está com vazamento de radiação?
Existem 3 formas bem simples:

1- Leve numa oficina e gaste uma quantia considerável pela inspeção;

2- Você vai precisar de um copo d’água e 2 maças.
Como proceder?
Pegue o copo com água e coloque dentro do microondas, feche-o, coloque uma das maçãs coloque em cima do microondas, na divisa da porta com a parte superior. A segunda maçã ficará embaixo, na frente da porta do microondas.
Em seguida, programe o microondas para 5 minutos em potência máxima.
Depois dos 5 minutos, pegue as maçãs e corte-as, se forem verificados pontos de cozimento, indica que o microondas se encontra com vazamento de radiação.

3- Esse é o mais simples e mais barato. Todo microondas, obrigatoriamente deve ser isolado de qualquer interferência eletromagnética, por isso, nem o sinal do celular dentre entrar com o microondas fechado.
Nesse teste, você vai precisar de 2 celulares.
Proceda assim:
Coloque um dos celulares dentro do microondas, com o outro faça a ligação para o celular que está dentro do microondas. Nesse caso, se o microondas tiver perfeito, na ligação o celular de dentro estará fora de área. Isso se dá pela blindagem eletromagnética do microondas.
Se houver falha na blindagem o celular de dentro irá tocar.
Obs.: Nunca ligue o microondas com o celular dentro!!!!!
Recomendações:

1- Nunca coloque nada de metal dentro do microondas;
2- Nunca abra o microondas em funcionamento isso pode ocasionar queimaduras e danifica o microondas;
3- Não utilize o microondas para esquentar porções muito pequenas, é melhor usar com porção mínima de 200 gramas de sólidos e 100 ml de líquidos;
4- Caso nos testes seja verificado vazamento, não utilize mais o microondas, leve-o imediatamente para conserto;
5- Nunca coloque o microondas em tomadas com T ou beijamins, compartilhando mesmas tomadas com outros aparelhos. Microondas consome muita eletricidade e caso esteja ligado com outros aparelhos, isso pode ocasionar sobrecarga da rede e isso pode progredir para um curto-circuito seguido de incêndio.
6- Coma as maçãs utilizadas nos testes, pois maçã custa em média R$ 3,90 o kg.




Artigo retirado do meu manual de segurança domiciliar.

5 comentários:

  1. Estava vendo no programa da Eliana (Tudo é Possível), um teste simples para verificar se o forno de microondas ainda era seguro. A lógica é simples. O forno de microondas não deixa sair ondas eletromagnéticas, logo ele não permite a sua entrada também. Para fazer o teste eles colocavam um celular dentro do forno desligado e ligavam para ele. Se o celular não tocar, está tudo ok. O forno é seguro. Se por acaso ele tocar, é porque existe vazamento no forno. Isso pode causar danos à saúde de quem opera o forno.

    Entretanto o leitor Darvin, nos enviou resposta obtida junto ao INMETRO mostrando que o teste não tem validade. Para saber mais, leia o comentário do Sr. Darvin nos “comentários” desse post.

    Mas o ponto onde quero chegar é na advertência, feita pelos cientistas, para nunca colocar o celular no microondas ligado (forno ligado). Isso me deixou curioso. Quais seriam os efeitos do celular dentro do forno ligado. Bem, alguém teve a coragem para fazer o teste e gravar em vídeo. As imagens que vocês verão são impressionantes. E fica o alerta: Não coloquem celular dentro de forno de microondas em hipótese alguma. Especialmente se ele (o microondas) estiver ligado. É muito perigoso.

    ResponderExcluir
  2. Quanto a esta experiência do teste de vazamento, ela é furada conforme pesquisa que realizei junto ao INMetro pois as frequências são diferentes.
    vejam:
    Prezado Sr. DARVIN

    Em resposta a sua consulta, informamos que o microondas não está atualmente regulamentado pelo Inmetro.
    Entretanto, buscando informações com especialistas da área, fomos informadas de que a frequência dos equipamentos são diferentes. sendo assim, o ensaio realizado não procede para verificação de vazamento.

    Agradecemos sua visita e em caso de dúvida, continuamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente,
    Haide Almeida Silveira
    OUVIDORIA DO INMETRO
    Para mais esclarecimentos favor acessar o formulário disponível no:
    http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp#formulario

    ResponderExcluir
  3. e agora?o meu passou no teste da maçã mas reprovou no teste do celular!o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Rio de Janeiro realizo esse teste com um aparelho apropriado para vazamento de Microondas nada de testes mágicos é utilizado um aparelho próprio para o teste com 100% de confiabilidade é um teste barato feito na residência do cliente. Trabalho a mais de 20 anos com eletrônica. Gilmar Martins tel.: 21- 9694-7621

    ResponderExcluir
  5. O tipo de transformação ocorrida no teste da maçã no micro- ondas é transformação da energia

    ResponderExcluir