Minha foto
Bombeiro Militar Técnico de Segurança Especialista na Área de Emergência. Contato: WelingtonFernandes_3@hotmail.com (84) 8888-3010

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AVC ou AVE - Saiba um pouco sobre essa doença cardiovascular!

AVC ou AVE.
O termo AVC é a abreviação para Acidente Vascular Cerebral, hoje é um termo em desuso, tendo em vista que quando nos referimos a esse acidente ele não acontece só no cerébro. Por isso hoje a terminologia correta é o AVE - Acidente Vascular Encefálico.
O encéfalo é formado por vários órgão que compõe a caixa craniana: Cerébro, cerebelo, bulbo raquidiano, tronco cerebral, telencéfalo, mesencéfalo, diencéfalo, ponte, terceiro e quarto ventrículos, aqueduto cerebral.

Estes órgão podem sofrer com desabastecimento de sangue causado por um esquemia (entupimento), ou ruptura das artérias que irrigam esse conjunto de órgãos.
Então o conceito de AVE - Acidente Vascular Encefálico é:
"É uma disfunção neurológica resultante da interrupção do abastecimento de sangue a nível encefálico."

Comumente decorre de quatro fatores:
1- Trombose: Coágulo de sangue que se forma no interior dos vasos;
2- Embolia Cerebral: Oclusão causada por um corpo estranho (êmbolo)que se desloca na corrente sanguíneae se estaciona no vaso cujocalibre é menor do que ele;
3- Estenose Arterial: Estreitamento da artéria que irrigao encéfalo, interrompendo a circulação;
4- Hemorragia: É causada por rompimento de uma artéria, deixando uma área do encéfalo sem nutrição. O sangue que sai do vaso aumenta a pressão intracraniana pressionando o cerébro interferindo em suas funções.

TIPOS de AVE

AVE Isquêmico - provocado por trombose, embolia ou estenose arterial.

AVE Hemorrágico - causado por hemorragia.




Sinais e sintomas:

Os sinais são muito variados dependendo da localização e extensão do dano. De forma geral, incluem:

Dor de cabeça de início subto (talvez o único sintoma);

Síncope;

Alterações do nível de consciência;

Formigamento ou paralisia, usualmente das extremidades;

Dificuldade respiratória;

Queda facial;


Alteração visual;

Convulsão;

Pupilas desiguais (anisocoria);

Perda do controle urinário ou intestinal;

Hipertensão;

Dificuldade na fala (afasia), ou seja, dificuldade para falar, ouvir, compreender, bem como ler e escrever.

Escala PréHospitalar para AVE de Cincinnati

É utilizada para identificar um provável AVE. Muitos sinais de AVE podem ser vagos ou ignorados pelo paciente.

Como socorrista, você poderá identificar um AVE, por meio desta escala, que consiste na avaliação de três sinais físicos importantes.

Queda Facial

Esse sinal fica mais evidente quando o socorrista pede para o paciente sorrir ou mostrar os dentes. Se um dos lados da face estiver caído ou não se mover tão bem quanto o outro, indica um quadro de AVE.




Debilidade nos Braços

Isso se torna evidente, se o paciente estender os braços para frente por um período de 10 segundos, com os olhos fechados. Se um braço pender para baixo ou o paciente não consegue movimentar, pode indicar um AVE.

Fala anormal

Quando o paciente pronuncia frases ininteligíveis; é incapaz de falar ou a fala sai arrastada. Peça para que o paciente diga "o rato roeu a roupa do rei de Roma”.

PROCEDIMENTO PRÁTICO PARA ATENDIMENTO

1- Avalie a cena, olhe para vítima, procure por queda facial.
Enquanto isso peça para alguém chamar o socorro de imediato, de preferencia o SAMU (192), pois o AVE é uma emergência cardiovascular nesse casos a viatura que presta o socorro é a unidade ALFA ou também o Corpo de Bombeiros.
O AVE causa muita dor de cabeça, descubra se essa dor de cabeça teve início súbito e quanto tempo está durando essa dor de cabeça. Uma cefália por um AVE pode durar mais de 30 horas e não regride com uso de analgésicos. Inclusive a administração de analgésico por pessoas que desconhece os sinais e sintomas do AVE, é um fator retardante do socorro.
OBS.: Deve-se ter o cuidado de não confundir essa cefaléia com enchaqueca que acontece com as mulheres próximo ou durante o período menstrual;

2- Aplique a escala Pré Hospitalar de Cincinatti, caso seja identificado o AVE, acione o Socorro;

3- Não retarde o socorro! A AVE é uma patologia cardiovascular clínica, caso seu município não seja coberto por SAMU ou CB, leve a vítima o mais rápido possível para o hospital de urgência e emergência, o FATOR TEMPO É PRIMORDIAL!!!

4- Não se atenha a fator de idade, o AVE era conhecido por doença de idoso, hoje já existes casos relevantes que crianças entre 5 a 8 anos de idades, são vítimas de AVE.

Fique atento!!!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário