Minha foto
Bombeiro Militar Técnico de Segurança Especialista na Área de Emergência. Contato: WelingtonFernandes_3@hotmail.com (84) 8888-3010

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TESTE DE SEGURANÇA PARA O MICROONDAS.

SEU APARELHO DE MICROONDAS ESTÁ SEGURO?

Como muita gente sabe o aparelho de microondas funciona no princípio da agitação das moléculas de água presente nos alimentos. Essa agitação se dá através de ondas eletromagnéticas que se emitem radiação na mesma freqüência das moléculas da água. Com isso as moléculas se “agitam” e esquentam o alimento.
Na proporção que um microondas traz benefícios existem, na mesma proporção, malefícios que devem ser levados em conta quando um aparelho desse se encontra com defeito.
O principal defeito de um aparelho de microondas é o “vazamento” da radiação de dentro do aparelho. Esse vazamento pode ocasionar desde uma catarata nos casos mais simples, como também queimaduras de 2º de grau nos caso mais graves de vazamento.
Mas como detectar que um microondas está com vazamento de radiação?
Existem 3 formas bem simples:

1- Leve numa oficina e gaste uma quantia considerável pela inspeção;

2- Você vai precisar de um copo d’água e 2 maças.
Como proceder?
Pegue o copo com água e coloque dentro do microondas, feche-o, coloque uma das maçãs coloque em cima do microondas, na divisa da porta com a parte superior. A segunda maçã ficará embaixo, na frente da porta do microondas.
Em seguida, programe o microondas para 5 minutos em potência máxima.
Depois dos 5 minutos, pegue as maçãs e corte-as, se forem verificados pontos de cozimento, indica que o microondas se encontra com vazamento de radiação.

3- Esse é o mais simples e mais barato. Todo microondas, obrigatoriamente deve ser isolado de qualquer interferência eletromagnética, por isso, nem o sinal do celular dentre entrar com o microondas fechado.
Nesse teste, você vai precisar de 2 celulares.
Proceda assim:
Coloque um dos celulares dentro do microondas, com o outro faça a ligação para o celular que está dentro do microondas. Nesse caso, se o microondas tiver perfeito, na ligação o celular de dentro estará fora de área. Isso se dá pela blindagem eletromagnética do microondas.
Se houver falha na blindagem o celular de dentro irá tocar.
Obs.: Nunca ligue o microondas com o celular dentro!!!!!
Recomendações:

1- Nunca coloque nada de metal dentro do microondas;
2- Nunca abra o microondas em funcionamento isso pode ocasionar queimaduras e danifica o microondas;
3- Não utilize o microondas para esquentar porções muito pequenas, é melhor usar com porção mínima de 200 gramas de sólidos e 100 ml de líquidos;
4- Caso nos testes seja verificado vazamento, não utilize mais o microondas, leve-o imediatamente para conserto;
5- Nunca coloque o microondas em tomadas com T ou beijamins, compartilhando mesmas tomadas com outros aparelhos. Microondas consome muita eletricidade e caso esteja ligado com outros aparelhos, isso pode ocasionar sobrecarga da rede e isso pode progredir para um curto-circuito seguido de incêndio.
6- Coma as maçãs utilizadas nos testes, pois maçã custa em média R$ 3,90 o kg.




Artigo retirado do meu manual de segurança domiciliar.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um pequeno estudo sobre a Fumaça.

Ao contrário do que muita gente imagina, o fogo não tão fatal em um incêndio quanto ao pânico e a fumaça.

Sob o olhar daqueles que trabalham em emergência, num incêndio existem vários fatores que podem, desde dificultar a ação de extinção do incêndio, como também em certos casos ferir e até ser fatal. O Fenômeno da combustão num incêndio há fatores associados que devem ser levados em conta, tendo em vista a periculosidade característica de cada uma delas.

1- Calor;
2- Chamas;
3- Fumaça;
4- Insuficiência de oxigênio.


Definição de Fumaça
A fumaça pode ser definida como uma mistura complexa de sólidos em suspensão, vapores e gases, desenvolvida quando um material sofre o processo de pirólise (decomposição por efeito do calor) ou combustão.


Os componentes desta mistura, associados ou não, influem diferentemente sobre as pessoas, ocasionando os seguintes efeitos:
1) diminuição da visibilidade devido à atenuação luminosa do local;
2) lacrimejamento e irritações dos olhos;
3) modificação de atividade orgânica pela aceleração da respiração e batidas cardíacas; vômitos e tosse:
4) medo;
5) desorientação;
6) Intoxicação e asfixia.


A redução da visibilidade do local impede e locomoção das pessoas fazendo com que fiquem expostas por tempo maior aos gases e vapores tóxicos. Estes, por sua vez, causam a morte se estiverem presentes em quantidade suficiente e se as pessoas ficarem expostas durante o tempo que acarreta esta ação.

Agora irie apresentar algumas características da fumaça, segundo um estudo de um instituto francês.
Fonte:
Le guide national reférénce Explosion de Fumés - Embrasement Généralisé Éclair

Q.O.I.M.T.

Q>Quente: Porque a combustão libera calor, transmitindo-o a outras áreas que ainda não foram atingidas.
Na convecção, a fumaça será a grande responsável por propagar o incêndio ao atingir pavimentos superiores (por meio de dutos, fossos e escadas) e acumular-se no ambiente.

O> Opaca: Uma vez que seus produtos - principalmente a fuligem permanecem suspensos na massa gasosa, dificultando a visibilidade, o que exige técnicas de entrada segura (como orientação e cabo guia) em ambientes que estejam inundados por fumaça.

I>Inflamável,: Porque a fumaça contém gases que podem se inflamar e até mesmo explodir.

M> Móvel: Porque é um fluido que está sofrendo um empuxo constante, movimentando-se em qualquer espaço possível e podendo, como já dito, atingir diferentes ambientes por meio de fossos, dutos, aberturas ou qualquer outro espaço que possa ocupar.
Essa característica da fumaça também explica porque ocorrem incêndios que atingem pavimentos não consecutivos em um incêndio estrutural.

T>Tóxica: Pois seus produtos são asfixiantes e irritantes, prejudicando a respiração.

Na próxima postagem, estarei expondo técnicas e táticas de como você pode se portar em casos de incêndio que envolvam fumaça.
Esse breve estudo do conceito e características da fumaça, foram tirados do conteúdo programático das aulas que ministros na matéria de NR 23 e CBASI 1.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Esclarecimentos sobre o protocolo RCP

Devo admitir que tive vários acessos no meu blog sobre o esse Protocolo de RCP. O "ACE" tem muitos pontos que devem ser esclarecidos e que, de certa forma, confudem as pessoas que trabalham com Socorro.

1- Não houve mudança no que se diz respeito aos ciclos. Tudo continua na mesma.

O que se deve ter em mente é que a mudança se restringe a 2 pontos:1- Mudança na Atuação, ou seja, em caso se deparar com vítima em PCR, deve-se primeiro começar a RCP.
2- Não se faz mais a insuflação boca a boca. Isso quer dizer que não é PROIBIDO, não é mais RECOMENDADO.


Para ACE o protocolo diz: CAB. Compressão, depois abertura de vias aéreas e em seguida respiração.

Vou aqui tentar esclarecer alguns pontos que causam dúvidas
A taxa de compressão continua 2x30, ou seja usando um ambú ou seja fazendo respiração artificial com uso de máscara de proteção. Uma das grandes dúvidas é onde se encaixa a questão das 100 compressões por minuto. Vale esclarecer que a expressão "No mínimo 100 compressões por minuto" refere-se a velocidade e não em compressão absoluta, ou seja, as 30 compressões serão feitas numa velocidade que ao final de um minuto, tenham sido feitas no mínimo 100 compressões.

No protocolo da AHA em 2005, a recomendação era de se fazer as compressões numa velocidade de no máximo de 100 por minuto.

Vamos dar um resumo de como se atuar nas ACE's:

1- Caso se depare com a vítima em PCR, e esteja sozinho, primeiramente peça por ajuda, solicitando que uma outra pessoa faça uma ligação para uma Central de Emergência, de preferência a do SAMU, pois com a devida entrevista, a Central deve de imediato enviar uma unidade ALFA, com médico.

2- Faça apenas compressões, não perca tempo tentando insuflar a vítima. Continue fazendo as compressões até a chegada da unidade de socorro;

3- Caso faça parte de uma equipe de socorro, o socorrista 01, verifica o pulso caratídeo, pois é esse pulso que se deve verificar em vítimas inconscientes, caso seja verificado PCR, inicia-se as compressões enquanto o socorrista 02 abre vias aéreas manualmente e prepara o ambú para já no segundo ciclo faça as 2 insulflações. A taxa será de 2 insulflações com o ambú e 30 compressões na velocidade

4- Na chegada de uma unidade avançada de socorro, a mesma fará uma abertura de via aérea avançada e a taxa será de 1 insuflação a cada 6 ou 8 segundos ASSÍNCRONAS com as 30 compressões na velocidade de 100 compressões no minuto por minuto. Caso a PCR seja chocável, ou seja, fibrilação ventricular ou uma taquicardia ventricular, deverá ser feito o uso do DEA, onde o mesmo será colocado na vítima e se o DEA reconhecer que a PCR seja chocável, o mesmo irá aplicar um choque a cada 2 minutos e nesse intervalo, o socorrista deverá manter as compressões e o suporte ventilatório.

5- GLOSSÁRIO:

ASSÍCRONAS:Que não está na mesma sincronia, ou seja, nesse caso, enquanto a compressão está rápida as insuflações não estão na mesma sincronia;

VIA AÉREA AVANÇADA: Via Aérea aberta através de método mecânico: intubador endotraqueal, cânula orofaríngea; Método Cirurgico: Traqueostomia e CRICOTIROIDOSTOMIA.


RESUMO DAS TAXAS

ADULTO: 2 INSUFLAÇÕES X 30 COMPRESSÕES, na velocidade de no mínimo 100 por minuto;
Com abertura de vias aéreas avançadas 1 insuflação a cada 6 ou 8 segundos x 30 compressões;

CRIANÇA: Mesma taxa de adulto.

RECÉM NASCIDO: Com 1 socorrista segue a mesma taxa de adulto e com 2 socorristas 2 insuflações x 15 compressões.






1