Minha foto
Bombeiro Militar Técnico de Segurança Especialista na Área de Emergência. Contato: WelingtonFernandes_3@hotmail.com (84) 8888-3010

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Contenção de Cervical X Hemorragias Internas

Hoje os procedimentos de primeiros socorros tem levado os emergencistas a tomarem decisões que à luz do protocolo poderá estar em não conformidade do que se é orientado.

Bem... Sabemos que sempre e sempre devemos ter o máximo cuidado com a contenção da área da cervical, com o objetivo de evitar-se o agravamento das lesões nessa área.
Mas sabemos que as hemorragias internas não possui conduta definitiva no APH, e muitas vezes nem podem ser contidas à tempo no hospital, as hemorragias internas ocasionadas por trauma no abdômen, como por exemplo: facada, tiro, colisão frontal de carros em alta velocidade, são considerada hemorragias em grau fatal pela rapidez que elas matam as vítimas.

Hoje existe discussões que estão estão começando a ver que é mais importante abrir mão da contenção da cervical e levar a vítima o mais rápido possível para o hospital, onde só lá esse tipo de hemorragia poderá ser contida.

Uma hemorragia grave no abdômen pode matar à vítima em poucos minutos e o índice de óbito é superior a 50% dentro do hostpital.

Mas sempre caberá ao socorrista a melhor atitude como base da sua avaliação.

O que não podemos admitir é a morte da vítima pelo retardo do socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário