Minha foto
Bombeiro Militar Técnico de Segurança Especialista na Área de Emergência. Contato: WelingtonFernandes_3@hotmail.com (84) 8888-3010

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O QUE É UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO? Uma das grandes controvérsia sobre esse tema, dá-se por uma definição errônea e antiga sobre conceito. O que define um princípio de incêndio? A carga combustível que está queimando, ou o tempo que essa que os combustíveis estão inflamando? Para dar fim à essa dúvida, temos que analisar do seguinte ponto: 1- Se a definição for dada pelo tempo de queima, devemos levar em conta o tipo do combustível, se é inflamável, altamente inflamável ou explosivo. Só por isso já derrubaria a teoria que princípio de incêndio é o fogo em até 5 minutos.
Bem.. Fogo de 0 até 300/ms é fogo em velocidade de queima normal; Fogo de 300 até 400 é deflagração; Fogo de acima de 400 m/s é explosão. Então uma bomba incendiária não precisa de 5 minutos para estabelecer um incêndio. 2- Se a definição de princípio de incêndio for dada pela carga de incêndio em combustão no local, ai sim, você tem como estabelecer uma parâmetro de PRINCÍPIO DE INCÊNDIO. Se no local os combustíveis que estão queimando, podem se extinguir o fogo utilizando-se um extintor, esse é o princípio de incêndio. Tanto que a própria definição de Extintor é: " E um equipamento de proteção contra incêndio, destinado a dar combate ao PRINCÍPIO DE INCÊNDIO". Assim se definiu pelo ensaios em laboratório que estabeleceram a CARGA EXTINTORA do equipamento. Essa carga extintora foi estabelecida quando se mediu a quantidade de combustível o extintor pode se apagar. Bem... Então de onde apareceu os "5 minutos" do princípio de incêndio? 5 minutos é um número muito comum no meio das ações de emergência. A ONU, estabelece 5 minutos para qualquer ação de resposta em emergência, sendo ela primeiros socorro, incêndio, salvamento ou resgate. Ou seja, qualquer pessoa em situação de crise, deve ser atendida nesse tempo. Mas esse tempo é um parâmetro equivocado para ser definir princípio de incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário