Minha foto
Bombeiro Militar Técnico de Segurança Especialista na Área de Emergência. Contato: WelingtonFernandes_3@hotmail.com (84) 8888-3010

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Já me perguntaram o que é LASER: LASER é uma sigla para: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation Amplificação da Luz pela Emissão de Radiação Estimulada
O laser foi uma invenção que não se tinha uma aplicação, só com o tempo foi dada uma funcionalidade para esse grande invento. Bem o laser nada mais é do que a organização dos fotóns - (unidades que formam a luz), a luz normal os fótons estão desorganizados já no LASER, essas partículas estão organizadas.
TRIÂNGULO OU QUADRILÁTERO DO FOGO? Existe ainda muita polêmica sobre esses dois conceito referentes aos componentes do fogo Bem... Irei aqui esclarecer o que é cada um e qual é o papel de cada um no que se diz referente ao fogo. Muitos defendes que só existe o triângulo e o outro o quadrilátero do fogo. Vamos pelo início: FOGO: É uma reação química exotérmica caracterizada pela presença de luz e desprendimento de calor.
Para haver fogo, é necessário a presença de três elementos "ESSENCIAIS": 1- Combustível: Tudo que pode queimar, é o fator determinante da carga de incêndio; 2- Comburente: É o elemento que adere químicamente ao combustível, que entrando esses dois em contato com o calor, temos a combustão. O comburente mais comum é o oxigênio, em CNTP - Condições Normais de Temperatura e Pressão. Temos outros também como os peróxidos, Cloro, Nitrato sódico 3- Calor: É a energia de ativação, provinda de uma fonte calorífica. Esses são os 3 elementos "ESSENCIAIS" do fogo, que compõem o triângulo do fogo. No Quadrilátero temos os três elementos mais a REAÇÃO EM CADEIA REAÇÃO EM CADEIA: É a energia resultante da reação dos três elementos essenciais, onde parte dessa energia dá continuidade à reação, tornando a reação auto-sustentável e a outra parte, é liberada no meio ambiente sob forma de calor. São íons liberados na reação. Em suma, a reação em cadeia só começa após a reação dos três elementos essenciais. Assim como os outros elementos, seu conhecimento se torna importante para a extinção do incêndio. No Quadrilátero do fogo extinguímos o fogo da seguinte forma: 1- Combustível: ISOLAMENTO 2- Comburente: ABAFAMENTO 3- Calor: RESFRIAMENTO 4- Reação em Cadeia: EXTINÇÃO QUÍMICA

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O QUE É UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO? Uma das grandes controvérsia sobre esse tema, dá-se por uma definição errônea e antiga sobre conceito. O que define um princípio de incêndio? A carga combustível que está queimando, ou o tempo que essa que os combustíveis estão inflamando? Para dar fim à essa dúvida, temos que analisar do seguinte ponto: 1- Se a definição for dada pelo tempo de queima, devemos levar em conta o tipo do combustível, se é inflamável, altamente inflamável ou explosivo. Só por isso já derrubaria a teoria que princípio de incêndio é o fogo em até 5 minutos.
Bem.. Fogo de 0 até 300/ms é fogo em velocidade de queima normal; Fogo de 300 até 400 é deflagração; Fogo de acima de 400 m/s é explosão. Então uma bomba incendiária não precisa de 5 minutos para estabelecer um incêndio. 2- Se a definição de princípio de incêndio for dada pela carga de incêndio em combustão no local, ai sim, você tem como estabelecer uma parâmetro de PRINCÍPIO DE INCÊNDIO. Se no local os combustíveis que estão queimando, podem se extinguir o fogo utilizando-se um extintor, esse é o princípio de incêndio. Tanto que a própria definição de Extintor é: " E um equipamento de proteção contra incêndio, destinado a dar combate ao PRINCÍPIO DE INCÊNDIO". Assim se definiu pelo ensaios em laboratório que estabeleceram a CARGA EXTINTORA do equipamento. Essa carga extintora foi estabelecida quando se mediu a quantidade de combustível o extintor pode se apagar. Bem... Então de onde apareceu os "5 minutos" do princípio de incêndio? 5 minutos é um número muito comum no meio das ações de emergência. A ONU, estabelece 5 minutos para qualquer ação de resposta em emergência, sendo ela primeiros socorro, incêndio, salvamento ou resgate. Ou seja, qualquer pessoa em situação de crise, deve ser atendida nesse tempo. Mas esse tempo é um parâmetro equivocado para ser definir princípio de incêndio.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O PERIGO DE CRUZAR UM SINAL VERMELHO

É inesplicável a conduta dos motoristas de Natal, não sabem o que é um sinal vermelho! Ou esqueceram o significado das cores do semáforo ou todos estão sofrendo de daltonismo coletivo. Daltonismo: O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos orgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica).
Bem... Como não acredito ser esse o problema, essa conduta PERIGOSA, tem levado os motoristas sofrerem acidentes desnecessários, onde na maioria das vezes, são acidentes graves. Um dos efeitos mais danosos de uma colisão desse tipo, é o que chamamos de "efeito chicote", onde esses acidentes causam traumatismo à nível cervical. Na grande maioria das vezes o pescoço da vítima quebra, pois a colisão é lateral. A conduta do motorista deve ser cuidadosa, complementar os sinais é uma atitude extremanente perigosa. Seja cuidadoso, os índices de acidentes de trânsito demonstram mais mortes do todas as guerras, causam problema de saúde e além de tudo, tem dizimado vidas e bens materiais. NÃO COMPLEMENTE OS SINAIS!!!! O único lugar no mundo que o sinal vermelho é SIGA é na China! RESPEITE A VIDA!!!! RESPEITE SUA VIDA!!!!